O impacto das novas tecnologias na sociedade é uma realidade da qual não podemos fugir, caminhamos para um futuro com as tecnologias entrando cada vez mais nas diferentes tarefas do cotidiano. Para isso, é necessária a articulação da nossa cultura, muito rica e vital, com as novas Tecnologias. Diante da nova sociedade que se transforma constantemente no seu campo tecnológico, as necessidades de amplitude educacional e social se mostram necessário e evidente. As ondas eletromagnéticas interferem diretamente no comportamento humano em vários aspectos, tais como: saber utilizar as máquinas e compreender e interpretar as informações. Hoje, não à como substituir o e-mail pela carta, uma forma de comunicação rápida e eficiente que liga as pessoas de todo o mundo levando informações e socializando esta inter-relação. Por outro lado, isso ressalta a importância de haver, dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais, espaços voltados criticamente para analisar as reflexões sobre a presença dos meios de comunicações em nossas vidas – Qual o real propósito da informação? Qual é a crescente necessidade dessa expressão pública? O que se sabe é que a tecnologia veio conquistar seu espaço, e não se pode mais pensar em viver sem essa tecnologia, restando à sociedade, qualificar e impor limites estabelecendo regras que não permitam que a própria mídia estabeleça seus próprios limites. Pesquisas recentes mostram que os brasileiros passam mais tempo em frente a uma TV e navegando na WEB do que lendo. Silverstone (2003, p.58) já alerta que: (...) Requer do individuo que saiba ler os produtos de mídia e que seja capaz de questionar suas estratégias (...). Isso implica tanto numa leitura dos textos escritos, quanto dos textos sonoros ou visuais transmitidos pela mídia, bem como dos subtextos ideológicos e comerciais. Nesse contexto, os textos midiáticos, precisam ser moldados para que a sociedade saiba interpretá-los de forma autônoma, crítica e criativa através das diversas possibilidades comunicativas existentes. Essas informações podem ser usadas na escola, posto que estão no mundo, e que são usadas no espaço extraescolar por alunos e professores (BELLONI, 2005, P.17). E essa tecnologia na escola estabelece novas fronteiras, isso se faz com o estabelecimento claro dos objetivos educacionais gerais e específicos de um determinado conteúdo. Porém, de nada adiantará mostrá-los, se não houver a motivação, onde o aluno se envolve com a situação proposta pelo professor, dando assim significado ao que se aprende. Por outro lado a escola como instituição, tem papel primordial de favorecer aos seus educadores e corpo de alunos, novas tecnologias, no ambiente escolar, incentivando e estimulando o processo de ensino-aprendizagem.
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