Quem sou como professor e Aprendiz?
Como professor e Aprendiz, procuro me adequar as interações e as situações existenciais, lembrando sempre que o processo de ensino-aprendizagem e individual e depende do contexto social de cada aluno. Nessa perspectiva, procuro ouvir suas ideias , e despertar no aluno o interesse por novos conhecimentos, fazendo uso das tecnologias disponíveis no ambiente escolar, organizando os conteúdos e orientando a aprendizagem na busca de informações para construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Diário de Bordo
A tecnologia é um grande desafio. E o educador deve se apropriar dessa tecnologia e repensar seu papel na sociedade. Dessa maneira, buscar uma forma contínua e coletiva de articular o ensino e aprendizagem.
Diante do que foi visto no vídeo, e das constantes transformações pelas quais a sociedade vem passando, somos colocados frente a um novo contexto educacional, que nos remete ao desafio de converter informações em conhecimentos, o que reflete em um novo modo de pensar. Por conseguinte, a cada dia, surge a necessidade de se pensar no papel da escola dentro de uma sociedade tecnológica, o que constitui uma necessidade colocada aos educadores e a própria instituição educacional, que passa a assumir um papel determinante no ensino e aprendizagem de foma mais ampla.
Experiência – Sugestão de Aula
Analisar um exemplo, destacando pontos das estratégias de aula – Portal do professor, que possa torna referência nas minhas práticas pedagógicas. Após uma análise na questão proposta, pude observar o material didático usado para ministrar a aula. O assunto pouco explorado, talvez pela sua proximidade temporal, mais bastante abrangente, pela sua repercussão social, foi ilustrado, com a utilização de algumas imagens como: fotos em capas de revistas, charges sobre o tema - Fernando Collor e o impeachment na imprensa, utilizando alguns recursos como: Fotografias, caricaturas, charges do período, pesquisa no acervo digital, reportagens e elaboração de um roteiro para uma peça de teatro. A avaliação teve como base a participação dos alunos nas atividades de pesquisa e discussão em sala de aula. A metodologia utilizada na atividade, foi despertar no aluno o interesse de desenvolver uma postura crítica em relação a sociedade, bem como, a respeito da atuação/mobilização do papel da política.
-Ativ-7_ALDOFEITOSA
-TEMA- PROJETO PEDAGÓGICO HORTA NA ESCOLA:PLANTAR, COLHER, CONSUMIR.
-ÁREAS DE CONHECIMENTOS: CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA.
-DURAÇÃO: TODO O ANO.
-NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS: ENSINO FUNDAMENTAL:
ENSINO MÉDIO:
-TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA JOÃO ALENCAR DE MEDEIROS ESTÃO ENVOLVIDOS.
-CONHECIMENTOS PRÉVIOS: O presente trabalho foi elaborado com o intuito de envolver os educadores e educandos da Escola João Alencar de Medeiros, a realizar um projeto sobre hortaliças, desde o cultivo até a colheita e consumo dos produtos plantados.
-CONHECIMENTOS ARTICULADOS: O projeto funcionará como aliado na perspectiva da prática pedagógica do Projeto Político Pedagógico da Escola, com ações que contemplem a alimentação escolar possibilitando a melhoria da qualidade dos cardápios e ao mesmo tempo, desenvolvendo mudanças de hábitos.
-OBJETIVOS:
*OBJETIVO GERAL: Implantar a horta no escola, de forma interdisciplinar, onde professores e alunos atuam como parte integrante.
*OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver competências, incentivar o gosto em se plantar hortas domésticas, criar na escola uma área verde e produtiva, utilizar produtos orgânicos e materiais recicláveis na preparação e cultivo etc.
-ATITUDE DOS ALUNOS: Os alunos atuam sempre com muita responsabilidade e compromisso. Estes estão presentes em todas as atividades desenvolvidas nas hortas, tais como: seleção das espécies, cultivo, plantio, cuidados e colheita. Cabendo aos professores, trabalhar os conteúdos interdisciplinar e auxiliar os educandos.
-RECURSOS UTILIZADOS:
*COMPUTADOR – para desenvolver o projeto;
*INTERNET – onde foi realizado uma pesquisa para aprofundar os conhecimentos;
*MATERIAL PARA A CONSTRUÇAO DOS CANTEIROS – carrinho de não, enxada, pá, regador, etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, e terá como base a participação dos alunos nas atividades de pesquisa e discussão do projeto em sala de aula, referente ao tema. Também será avaliado, os registros construídos pelos alunos nas atividades desenvolvidas na execução do projeto.
-REFERÊNCIAS:
*Produtor de Hortaliças/ Instituto Centro de Ensino Tecnológico – 2ª ed. Rev. - Fortaleza: edições Demócrito Rocha; Ministério da Ciência e Tecnologia, 2004.
*www.amigosdaescola.com.br (Educação ambiental)
*Jornal Mundo Jovem – n° 413, fevereiro/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário