quarta-feira, 25 de maio de 2011

Atividades realizadas no curso Proinfo Integrado


Quem sou como professor e Aprendiz‭?


Como professor e Aprendiz,‎ ‏procuro‭ ‬me adequar as‭ ‬interações e as‭ ‬situações existenciais,‭ ‬lembrando sempre que o processo de ensino-aprendizagem e individual e depende do contexto social de cada aluno.‭ ‬Nessa perspectiva,‭ ‬procuro‭ ‬ouvir‭ ‬suas ideias‭ ‬,‭ ‬e‭ ‬despertar‭ ‬no aluno o interesse‭ ‬por‭ ‬ novos conhecimentos,‭ ‬fazendo uso das tecnologias‭ ‬disponíveis no ambiente escolar,‭ ‬organizando os‭ ‬conteúdos e orientando a aprendizagem na busca de‭ ‬informações para construir uma sociedade mais justa e‭ ‬igualitária para todos.

Diário de Bordo

A tecnologia é um grande desafio.‎ ‏E o educador deve se apropriar dessa tecnologia e repensar seu papel na sociedade.‭ ‬Dessa maneira,‭ ‬buscar uma forma contínua e coletiva de articular o ensino e aprendizagem.

Diante do que foi visto no vídeo, e das constantes transformações pelas quais a sociedade vem passando, somos colocados frente a um novo contexto educacional, que nos remete ao desafio de converter informações em conhecimentos, o que reflete em um novo modo de pensar. Por conseguinte, a cada dia, surge a necessidade de se pensar no papel da escola dentro de uma sociedade tecnológica, o que constitui uma necessidade colocada aos educadores e a própria instituição educacional, que passa a assumir um papel determinante no ensino e aprendizagem de foma mais ampla.

‎ Experiência – Sugestão de Aula


Analisar um exemplo,‎ ‏destacando pontos das estratégias de aula‭ – ‬Portal do professor,‭ ‬que possa torna referência nas minhas práticas pedagógicas.‭ ‬Após uma análise na questão proposta,‭ ‬pude observar o material didático usado para ministrar a aula.‭ ‬O assunto pouco explorado,‭ ‬talvez pela sua proximidade temporal,‭ ‬mais bastante abrangente,‭ ‬pela sua repercussão social,‭ ‬foi ilustrado,‭ ‬com a utilização de algumas imagens como:‭ ‬fotos em capas de revistas,‭ ‬charges sobre o tema‭ ‬-‭ ‬Fernando Collor e o impeachment na imprensa,‭ ‬utilizando alguns recursos como:‭ ‬Fotografias,‭ ‬caricaturas,‭ ‬charges do período,‭ ‬pesquisa no acervo digital,‭ ‬reportagens e elaboração de um roteiro para uma peça de teatro.‭ ‬A avaliação teve como base a participação dos alunos nas atividades de pesquisa e discussão em sala de aula.‭ ‬A metodologia utilizada na atividade,‭ ‬foi despertar no aluno o interesse de desenvolver uma postura crítica em relação a sociedade,‭ ‬bem como,‭ ‬a respeito da atuação/mobilização‭ ‬do papel da política.

-Ativ-7_ALDOFEITOSA

-TEMA- PROJETO PEDAGÓGICO HORTA NA ESCOLA:PLANTAR, COLHER, CONSUMIR.

-ÁREAS DE CONHECIMENTOS: CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA.
-DURAÇÃO: TODO O ANO.
-NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS: ENSINO FUNDAMENTAL:
ENSINO MÉDIO:

-TODOS OS PROFESSORES DA ESCOLA JOÃO ALENCAR DE MEDEIROS ESTÃO ENVOLVIDOS.

-CONHECIMENTOS PRÉVIOS: O presente trabalho foi elaborado com o intuito de envolver os educadores e educandos da Escola João Alencar de Medeiros, a realizar um projeto sobre hortaliças, desde o cultivo até a colheita e consumo dos produtos plantados.

-CONHECIMENTOS ARTICULADOS: O projeto funcionará como aliado na perspectiva da prática pedagógica do Projeto Político Pedagógico da Escola, com ações que contemplem a alimentação escolar possibilitando a melhoria da qualidade dos cardápios e ao mesmo tempo, desenvolvendo mudanças de hábitos.
-OBJETIVOS:
*OBJETIVO GERAL: Implantar a horta no escola, de forma interdisciplinar, onde professores e alunos atuam como parte integrante.
*OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver competências, incentivar o gosto em se plantar hortas domésticas, criar na escola uma área verde e produtiva, utilizar produtos orgânicos e materiais recicláveis na preparação e cultivo etc.

-ATITUDE DOS ALUNOS: Os alunos atuam sempre com muita responsabilidade e compromisso. Estes estão presentes em todas as atividades desenvolvidas nas hortas, tais como: seleção das espécies, cultivo, plantio, cuidados e colheita. Cabendo aos professores, trabalhar os conteúdos interdisciplinar e auxiliar os educandos.

-RECURSOS UTILIZADOS:
*COMPUTADOR – para desenvolver o projeto;
*INTERNET – onde foi realizado uma pesquisa para aprofundar os conhecimentos;
*MATERIAL PARA A CONSTRUÇAO DOS CANTEIROS – carrinho de não, enxada, pá, regador, etc.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, e terá como base a participação dos alunos nas atividades de pesquisa e discussão do projeto em sala de aula, referente ao tema. Também será avaliado, os registros construídos pelos alunos nas atividades desenvolvidas na execução do projeto.

-REFERÊNCIAS:
*Produtor de Hortaliças/ Instituto Centro de Ensino Tecnológico – 2ª ed. Rev. - Fortaleza: edições Demócrito Rocha; Ministério da Ciência e Tecnologia, 2004.
*www.amigosdaescola.com.br (Educação ambiental)
*Jornal Mundo Jovem – n° 413, fevereiro/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário